A reprodução sexuada está ligada aos processos que envolvem trocas e misturas de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie e os que surgem por meio desta reprodução assemelham-se aos pais, mas não são idênticos a eles. É um modo de reprodução que, apesar de mais complexo e energicamente mais custoso do que a reprodução assexuada, traz grandes vantagens aos seres vivos e é o mais amplamente empregados pelos diferentes grupos.
Nos animais, a reprodução sexuada envolve a meiose, sempre focada nos gametas, células reprodutivas haploides. os gametas masculinos são os espermatozoides e os femininos os óvulos. Na maioria dos animais, os espermatozoides são produzidos pelo indivíduo do sexo masculino e os
Ovíparo |
Alguns animais, como as minhocas, são hermafroditas, pois os óvulos e espermatozoides são produzidos pelo mesmo indivíduo. Pode ocorrer autofecundação, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide do mesmo indivíduo. Geralmente existem mecanismos que impedem a autofecundação, os óvulos de um indivíduo são fecundados pelo espermatozoide de outro da mesma espécie, tendo assim uma fecundação cruzada.
Animais Ovíparos botam ovos e o desenvolvimento embrionário deles ocorre principalmente fora do corpo materno. Como por exemplo, as aves.
Vivíparos |
Ovovivíparos |
Nos vivíparos, o embrião depende diretamente da mãe para a sua nutrição, não existe casca isolando o ovo, o desenvolvimento embrionário completa-se dentro do corpo materno e os indivíduos já nascem formados. É vivípara, por exemplo, a maioria dos mamíferos, como os seres humanos.
Bons estudos!!
https://www.facebook.com/nascimentoosara
https://www.instagram.com/nascimentoosara
https://twitter.com/nascimentoosara
Nenhum comentário:
Postar um comentário